VINHO VOM STEIN RIESLING FEDERSPIEL - 750ml
Pontuação: • Wine Advocate: 91/100;
Jancis Robinson: 16/20;
James Suckling: 93/100
Wine Enthusiast: 96/100
História do produtor: A propriedade de é pioneira em vários sentidos.
O local foi fundado pelos Romanos, como um forte, no ano 63 d.C. e passando ao controle de ordens religiosas após a queda do Império. Durante séculos foi uma importante propriedade eclesial, com a construção e reforma de igrejas, além da realização de sínodos locais e outras reuniões religiosas.
A secularização da propriedade ocorre em 1803, fato que permitirá que, em 1898, ela seja adquirida pela família Saahs, proprietários até os dias de hoje.
Sempre voltados a produção de vinhos, ciosos do legado milenar destes vinhedos, mantiveram os elevados padrões de qualidade que fizeram a fama de Nikolaihof.
Mas uma mudança importante vem no ano de 1971.
E neste ano que, sob o comando de Nikolaus e Christine Saahs, a produção da propriedade passa a seguir as práticas biodinâmicas, de acordo com a filosofia de Rudolf Steiner.
Falamos aqui de um momento em que a produção de vinhos biodinâmicos era praticamente inexistente, de forma que o pioneirismo da família Saahs em Nikolaihof foi crucial para que muitos daqueles que hoje são vistos como referências incontestáveis na biodinâmica dessem seus primeiros passos nas décadas seguintes.
Hoje sob o comando de Nikolaus Jr, a vinícola permanece comprometida com a qualidade de seus vinhos, identificados pelos vinhedos de onde se originam. São lançados apenas após prolongados estágios em cave, em grandes tonéis de carvalho antigos, chegando ao mercado, cheios de vida e energia, apenas quando estão, aos olhos de Nikolaihof, pronto para o consumidor, ainda que com um longo potencial de guarda em adega.
Sensações visual olfativa e gustativa: Amarelo limão. complexidade e intensidade impressionantes, oscilando entre toque defumado, notas de centeio fresco, de nozes e amêndoas torradas, e algo lembrando mármore e pedra molhada. Ainda vêm deliciosos aromas de compota de maçã, de pêssego branco, e algo exótico como maracujá e kinkan. sedutor, fresca, sedosa, com leve sabor de alcaçuz, um amargor lembrando chá preto, pão grelhado, raspa de limão, deliciosa mineralidade, e especiarias como gengibre e pimenta verde. Incrível persistência.
Harmonização: carne suína, pratos quentes de culinária japonesa.
País: Áustria
Região: Wachau
Produtor: Nikolaihof
Uva: Riesling;
Corpo: Leve
Teor alcoólico: 12%;
Garrafa: 750ML
Amadurecimento: 6 anos em grandes barris usados de 7000 litros, sem intervenção.
Engarrafamento: dezembro 2017.