
VINHO CATENA ZAPATA ADRIANNA MUNDUS BACILIUS TERRAE 2014 - 750ML
Pontuação:97 Robert Parker 2014
97 PONTOS James Suckling 2014
95 PONTOS Guia Descorchados 2014
94 PONTOS Antonio Galloni 2014
96 PONTOS Tim Atkim 2014
17,5 Jancis Robinson 2013
História do produtor:Em 1902, Nicola Catena, um imigrante italiano, plantou seu primeiro vinhedo em Mendoza, Argentina. A vinícola permaneceu sob controle familiar - agora em sua quarta geração - e é uma das poucas vinícolas familiares na Argentina que permanece em mãos argentinas. Propriedade hoje de Nicolás Catena e sua filha Laura, Bodega Catena Zapata é conhecida como a pioneira em vinhos finos da Argentina, e Nicolás é reconhecido como o vinicultor que revolucionou a qualidade do vinho na Argentina. Economista experiente, Nicolás iniciou esta revolução no início dos anos 1980 e continua a desafiar a si mesmo e sua equipe para fazer vinhos que possam ser contados entre os melhores do mundo. A sua abordagem ponderada da viticultura assumiu o seu lugar na história do vinho como o pioneiro do Malbec e da viticultura de alta altitude.
O enólogo chefe, Alejandro Vigil, está na Catena Zapata desde 2002. Uma pessoa naturalmente inquieta, Alejandro se esforça para canalizar sua energia criativa para empurrar os limites da sabedoria convencional em viticultura e vinificação. Sempre pronto para tentar algo novo, cheio de experimentos sem fim, o objetivo de Alejandro é aumentar constantemente sua compreensão do terroir único no oásis de deserto de alta altitude de Mendoza.
Os vinhos Catena, lançados pela primeira vez em 1992, estabeleceram um novo padrão de qualidade na América do Sul. Os vinhos provaram imediatamente o potencial de qualidade da Argentina e receberam as primeiras críticas de destaque para os vinhos argentinos na mídia mundial. Passados mais de 20 anos, os vinhos da Catena continuam a liderar a viticultura e a vinificação argentina. Nicolás Catena Zapata ousou plantar vinhas onde ninguém pensava que amadureceriam. Sua revolução do vinho em grandes altitudes culminou na descoberta de um novo terroir para o vinho, o Adrianna Vineyard, a quase 5.000 pés de altitude. Hoje, a equipa do Instituto Catena do Vinho dedica-se a estudar cada metro, cada rocha, cada inseto e microrganismo da Vinha Adrianna, tornando-a talvez a vinha mais estudada do mundo.
Sensações visual olfativa e gustativa:De coloração rubi profunda, revela aromas de frutas negras maduras e especiarias. Em boca, é muito equilibrado e elegante, com taninos refinados. Apresenta um ótimo potencial de guarda, podendo envelhecer por mais de uma década!
Harmonização: Carnes Vermelhas em geral.
País: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Catena Zapata
Uva: Malbec e 1 a 3% de Viognier
Corpo: Encorpado
Teor alcoólico: 14%
Safra: 2014
Garrafa: 750ml
Amadurecimento: 24 meses em foudres de carvalho Frances de 2000 litros.
Tempo de Guarda: Mais de 10 anos