Vinho El Abuelo de Piqueras Reserva - 750ml
Nome do Vinho: El Abuelo Reserva
Premiações e Pontuações:
Medalha de Ouro Mundus Vini e Best os Show Almansa, Medalha de Ouro Gilbert & Gaillard
História do produtor:
Já dizia Luis Piqueras ,El Abuelo, “família é tudo”. O fundador que em 1915 foi um dos primeiros a produzir vinho na região e com um prêmio de loteria construiu a primeira bodega da família. Seu genro Mario Bonete, importante enólogo e grande degustador, foi um dos primeiros a usar barricas de carvalho e tanques de inox na região o que colocou a vinícola como referência em Almansa. A família Piqueras faz parte da criação da D.O. Almansa e tanto Mario Bonete como seu filho, Juan Pablo Bonete Piqueras (atual proprietário) foram presidentes do conselho regulador da região. A vinícola permanece na família até os dias de hoje e já está na quarta geração, com mais de 100 anos de história. Na Bodegas Piqueras os vinhos vêm do coração, e o foco principal é trazer o terroir na taça. Estes vinhos são feitos fiéis à sua alma, ao seu saber, ao seu trabalho, à sua dedicação e à sua filosofia. Uma homenagem ao homem que fundou a vinícola em 1915.
História do vinho:
O vinho é produzido em Almansa que é uma pequena Denominação de Origem ao sudeste da Espanha, que nasceu em 1964 fazendo parte de Castilla-La Mancha. Atualmente são só 12 produtores registrados e 80% da produção é exportada. As altitudes variam de 700 a 1000 metros e as vinhas são plantadas em planícies muito quentes, com pouca chuva e solos ricos em calcário e muita pedra. Sua produção é orgânica com 100% de energia elétrica gerada por painéis solares. Seus vinhedos com idade de 45 a 65 anos, de cultivo orgânico com plantações em vaso sem irrigação. Fermentados com leveduras indígenas em tanques de inox e afinamento de 12 meses em madeira. Depois de engarrafar, o vinho permanece 12 meses nas caves da bodega. Um super blend típico da região com muita potência, corpo e personalidade.
Sensações visual olfativa e gustativa:
Um show de aromas que misturam geleia de framboesa, cereja em calda amarena, uma espécie de cereja mais ácida e flores como violetas. É um tinto bem temperado com especiarias que vem das variedades Monastrell e Garnacha e também da passagem por madeira com notas de canela, café expresso, coco queimado e caramelo. Um blend encorpado e consistente que traz uma acidez e equilíbrio mantendo uma elegância e frescor
Harmonização:
Pode ser apreciado com Queijos amarelos e curados além de cozidos, lasanhas com carne ou um bom arroz de costela ou rabada.
Tipo: Tinto
País: Espanha
Região: Castilla-La Mancha, D.O. Almansa – Albacete
Produtor: Bodegas Piqueras
Uva: 50% Monastrell, 30% Garnacha, 20% Tempranillo
Corpo: Encorpado
Teor alcoólico: 14%
Safra: 2020
Garrafa: 750ml
Amadurecimento: 12 meses em barricas (300 litros) americanas e francesas de Allier de grão fino e tosta média
Tempo de Guarda: 10 anos