Vinho Los Chocos Orgânico Estereo Cabernet Franc - 750ml
Vinho:
Los Chocos Orgânico Estereo Cabernet Franc
Pontuação:
- 95 pontos - Desc
- Ranking melhores Cabernet Franc da Argentina
História do vinho: Um som stereo, ou estéreo, é composto por dois canais de som. Estereo Cabernet Franc é composto por duas parcelas de Cabernet Franc: Gualtallary Albo e Gualtallary Monasterio. As duas parcelas se juntam na vinícola para serem cofermentadas com parte dos engaços, unindo dois terroirs em um único blend. Esse é o vinho que representa a espinha dorsal de Los Chocos, é a alquimia do homem com o objetivo de alcançar um produto único e irrepetível.
História do produtor: Los Chocos é uma palavra mendocina, que dá nome aos cachorros que vivem livres no campo. E essa liberdade agregado ao entendimento do Terroir puro e cru da região representam o projeto pessoal de Rodrigo Reina, bisneto de Filipe Rutini. O projeto começa em 2009 quando são plantadas as primeiras vinhas em Gualtallary, na micro parcela que leva o nome de Albo. Gualtallary Albo ganha esse nome devido a grande quantidade de pedras brancas em seu terreno que refletem a luz e expõem a estrutura dos solos extremamente pobres compostos por puro calcáreo e areia. Depois de 10 safras para entender o lugar, Rodrigo trabalha 100% com uvas próprias lançando ao mercado a jovem e promissora vinícola.
Germán Masera, enólogo revelação de 2022 pelo Guia Descorchados, entra no projeto para buscar entender a pluralidade dos terrenos. Ele trabalha basicamente com Malbec e Cabernet Franc provenientes dos solos heterogêneos das parcelas de Los Chocos. Para German, o Valle do Uco é seu lugar no mundo, onde se especializou nas vinhas da região. A 1550 metros de altitude as uvas orgânicas atingem a maturação perfeita, resultando em um trabalho muito delicado e quase sem intervenção nas fermentações. Sempre usando leveduras nativas, 100% das fermentações acontecem em ovos e tanques pequenos de concreto com amadurecimento em barricas grandes de carvalho francês de vários usos.
Sensações visual olfativa e gustativa: O perfil aromático do Vertebrado, onde as ervas secas e o tabaco predominam, potencializado com muito mais concentração e volume sem perder o frescor e a tensão de Gualtallary. Muito corpo, muita acidez e muito tanino. Um vinho equilibrado pelo máximo da expressão de cada camada.
Harmonização: Combina com um queijo duro, um bom pão e no máximo uma charcutaria de excelência.
Tipo: Tinto
País: Argentina
Região: Mendoza – Tupungato
Produtor: Viña Los Chocos
Uva: 100% Cabernet Franc de duas parcelas diferentes
Corpo: Encorpado
Teor alcoólico: 14%
Safra: 2019
Garrafa: 750ml
Amadurecimento: 24 meses em barricas francesas de 500 litros 50% novas
Tempo de Guarda: 10 anos
- Bebidas, vinhos: Vinho
- Volume líquido: 750 mL