Vinho Tinto El Picoteo Almansa - 750ml
Nome do Vinho: El Picoteo Tinto 2022
História do produtor:
Já dizia Luis Piqueras, El Abuelo, “família é tudo”. O fundador que em 1915 foi um dos primeiros a produzir vinho na região e com um prêmio de loteria construiu a primeira bodega da família. Seu genro Mario Bonete, importante enólogo e grande degustador, foi um dos primeiros a usar barricas de carvalho e tanques de inox na região o que colocou a vinícola como referência em Almansa. A família Piqueras faz parte da criação da D.O. Almansa e tanto Mario Bonete como seu filho, Juan Pablo Bonete Piqueras (atual proprietário) foram presidentes do conselho regulador da região. A vinícola permanece na família até os dias de hoje e já está na quarta geração, com mais de 100 anos de história. Na Bodegas Piqueras os vinhos vêm do coração, e o foco principal é trazer o terroir na taça. Estes vinhos são feitos fiéis à sua alma, ao seu saber, ao seu trabalho, à sua dedicação e à sua filosofia. Uma homenagem ao homem que fundou a vinícola em 1915.
História do vinho:
Picoteo significa petiscar, e este é o espírito desta linha de vinhos divertidos e leves cujo seu vinhedo é orgânico e está a uma altitude de 750 a 850 metros. As vinhas têm idade de 30 a 35 anos, não têm irrigação nem condução. A sua colheita é feita à noite e a vinificação é feita em foudre de madeira, com leveduras indígenas e controle de temperatura. Este é um vinho tinto muito atrativo pela intensidade aromática que escapa da taça, ressaltando licor de morango, cereja em calda e violetas. Mesmo fermentando em madeira e descansando por mais 3 meses, a força e a qualidade da fruta ficam em primeiro plano.
Sensações visual olfativa e gustativa:
El Picoteo Tinto é um vinho que impressiona pela força dos aromas que transborda a taça com notas de cereja negra “amarena” em calda, uma espécie de cereja mais ácida. Traz também os aromas de amoras maduras, licor de cereja vermelha, especiarias doces como baunilha, canela e pimenta preta, completando o bouquet com rosas e violetas. Em boca é fresco e de médio corpo. Um tinto que dá vontade de beber e que a garrafa acaba muito rápido.
Harmonização:
A recomendação para este vinho tinto é de se levar a um churrasco com carnes magras e servidas mal-passadas.
Tipo: Tinto
País: Espanha
Região: Castilla-La Mancha, D.O. Almansa – Albacete
Produtor: Bodegas Piqueras
Uva: 70% Monastrell, 30% Syrah
Corpo: Médio Corpo
Teor alcoólico: 14%
Safra: 2022
Garrafa: 750ml
Amadurecimento: 3 meses em barricas (300 litros) americanas e francesas de Allier de grão fino e tosta média
Tempo de Guarda: 8 anos